Ministério da Saúde pediu à Pfizer que antecipe a entrega de vacinas contra a covid-19 para crianças. Segundo a secretária-executiva de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, há desabastecimento dos imunizantes infantis.

A expectativa é que a farmacêutica antecipe a entrega de novas doses da Pfizer ainda antes do fim deste mês. O lote se refere às doses adquiridas em contrato na gestão anterior, num total de mais de TRÊS MILHÕES de doses para crianças de SEIS MESES a QUATRO ANOS.

E outro lote com cerca de QUATRO MILHÕES E MEIO de doses para menores entre CINCO e 11 ANOS.

 Dados oficiais apontam atraso na vacinação contra a covid-19 em diversas faixas etárias em vários estados pela falta de doses. A secretária também quer antecipar mais 3,2 milhões de doses de Pfizer Baby, para o público de 6 meses a 4 anos.

A secretária de Vigilância em Saúde afirmou que é importante completar o esquema mínimo de vacinação para se ter uma proteção efetiva contra a Covid: três doses – as duas primeiras mais uma de reforço.

Hoje, em todo o país, mais de 100 milhões de pessoas ainda não tomaram essa dose de reforço. A secretária reforçou também que as vacinas disponíveis hoje nos postos de saúde são eficazes contra a nova subvariante da ômicron, que tem uma alta taxa de transmissão.