Nesta segunda-feira (1º), tem início o maior evento esportivo-escolar do Brasil. Os Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) que irá reunir mais de 40 mil estudantes-atletas de 12 a 17 anos, de escolas públicas e particulares de todas as regiões do estado, entre abril e agosto de 2024.

Esta edição bateu recorde de inscrição, com 842 municípios mineiros inscritos, o que significa que 98% dos municípios do estado estarão envolvidos nos jogos.

O número é o maior desde 2019, quando 839 cidades se inscreveram e demonstra a importância da prática esportiva e da competição organizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação.

O Jemg é dividido nas etapas microrregional, regional e estadual. A etapa microrregional está programada para ocorrer entre 1º/4 e 26/5, e vai abranger 54 sedes distribuídas por várias regiões de Minas Gerais.

Os campeões das modalidades coletivas e os quatro primeiros colocados do xadrez da etapa microrregional avançam para a etapa regional. Já os campeões da etapa regional avançam para a etapa estadual.

O Jemg também realiza a etapa estadual paralímpica, que promove o esporte e a inclusão para atletas com deficiência.

Podem participar estudantes-atletas com idades entre 12 e 17 anos, divididos em dois módulos. O Módulo I é voltado para aqueles nascidos, exclusivamente, nos anos de 2010, 2011 e 2012. Já o Módulo II para os estudantes-atletas com data de nascimento em 2007, 2008 e 2009.

O Jemg 2024 indica os representantes de Minas Gerais para os Jogos Escolares Brasileiros, para os Jogos da Juventude e para as Paralimpíadas Escolares.