A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) manteve a bandeira tarifária verde em abril para os consumidores de energia do Sistema Interligado Nacional (SIN), sem adicional na conta de luz.

O atual patamar das bandeiras tarifárias se mantém em verde há 24 meses, devido às condições ainda favoráveis para a geração de energia em usinas hidrelétricas.

Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias indica aos consumidores os custos da geração de energia no País, e busca e atenuar os impactos nos orçamentos das distribuidoras de energia.

A bandeira verde, quando não há cobrança adicional, significa que o custo para produzir energia está baixo. Já as bandeiras amarela e vermelha 1 e 2 representam um aumento no custo da geração e a necessidade de acionamento de térmicas, o que está relacionado principalmente ao volume dos reservatórios.

No comunicado sobre bandeira tarifária, o diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa, afirma que a decisão confirma previsões favoráveis de geração, “sem elevação de custos para o consumidor e com crescimento contínuo do uso de renováveis”.