A Polícia Militar recebeu ligação via 190, através da qual um homem informava que ouvia uma mulher gritar por socorro próximo à Praça do Trabalhador. Logo em seguida a Polícia Militar recebeu outra ligação 190, onde uma mulher informava que seu filho recém-nascido estava engasgado.

Imediatamente, o policial militar que atendeu o telefone de emergência policial 190, via telefone, repassou as orientações de como a mãe deveria proceder para socorrer a criança, mas a mãe se demonstrava muito abalada e não respondia aos questionamentos do militar.

Enquanto a viatura já se deslocava ao local para o socorro, o militar fez contato com o homem que realizou a primeira chamada, orientou que ele se dirigisse ao local e auxiliasse no socorro ao bebê, seguindo as orientações repassadas para ele que estava mais calmo emocionalmente. Quando os militares chegaram ao local, a criança estava se recuperando, ainda assim foi procedido o socorro.

A criança e seus pais foram levados até o Pronto Socorro na viatura policial, para garantir a rapidez no atendimento. Durante o trajeto a criança novamente se engasgou, sendo necessário realizar nova manobra de desobstrução das vias aéreas do bebê com a orientação dos militares na viatura.

Até o final da ocorrência, a criança havia recebido os cuidados médicos e não corria risco de perder a vida.