Pais e/ou responsáveis ou o próprio aluno maior de 18 anos que desejam garantir uma vaga na rede pública de ensino mineira para 2021 e que ainda não fizeram a inscrição no Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem) têm até o dia 11 de dezembro para acessar o site cadastroescolar.educacao.mg.gov.br.

A partir deste ano, nos municípios que estão participando da iniciativa, o cadastro escolar e o encaminhamento dos candidatos às vagas, no ensino fundamental e ensino médio, se dará de forma única. Assim, quando o candidato acessar o sistema para se inscrever, a escola indicada para a realização da matrícula, mais próxima da residência do aluno, pode ser municipal ou estadual.

Aqueles que não têm acesso aos recursos digitais podem procurar as escolas estaduais e municipais na sua cidade para realizar a inscrição, adotando todas as estratégias de segurança orientadas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) e pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), em consonância com as deliberações do Comitê Extraordinário Covid-19.