Carmelitano João Otavio Turatti tem projeto aprovado no Plenário da Câmara Mirim em Belo Horizonte

Nos dias 19 e 20 de outubro, o Carmelitano João Otavio Turatti Barbosa, estudante do 8º ano do Colégio Amparo em Monte Carmelo, apresentou seu projeto no plenário da Câmara. Ele é um dos três Projetos vencedores dos 600 Projetos de Lei enviados de todo Brasil.

Junto com jovens de todo o país e acompanhado de seu pai João Batista Barbosa e sua Professora Conselheira Marlei Reis, João defendeu o seu Projeto de Lei que beneficiará a Saúde na Escola Pública.

O aluno também participou de reuniões de comissões, além de discutir e votar os projetos de lei em plenário. Em Brasília, a Câmara Mirim Federal propõe uma simulação de atividades legislativas, como reunião de Comissão Especial e Sessão Plenária, onde os alunos discutem e votam projetos selecionados entre os encaminhados ao Plenarinho, por estudantes.

O Projeto de João Otavio Turatti é voltado para a área da Saúde na Escola, chamada de medicina Preventiva. No conteúdo do Projeto toda Criança a partir do seu ingresso na escola no 1º ano do ensino fundamental receberá um acompanhamento semestralmente de uma junta médica.

Câmara Mirim

O Câmara Mirim promove uma simulação do Processo Legislativo, na qual os estudantes atuam como deputados. Eles debatem e votam os três projetos previamente selecionados, em comissões temáticas e no Plenário da Casa.

Um dos objetivos do Projeto é conscientizar alunos do ensino fundamental sobre o trabalho parlamentar, destacando a importância do diálogo e do respeito às idéias contrárias. O programa, que está em sua 12ª edição, busca contribuir para o desenvolvimento do espírito crítico das crianças, por meio da observação de problemas do dia-a-dia e da busca por soluções.

O Projeto do Carmelitano Mirim foi aprovado e encaminhado para a Comissão de Participação Popular da Câmara Municipal que, após análise de viabilidade, pode apresentá-las para tramitação regular no Legislativo Municipal.

Este projeto é promovido pela Câmara Municipal de Belo Horizonte, por meio da Escola do Legislativo, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais.

 

Fonte: Monte Carmelo News

Fotos: Facebook (Arquivo Pessoal)

 

Mais Notícias